21 de nov. de 2015

Gotham (Série)


Todos já conhecemos a história do Batman, um dos heróis mais icônicos dos quadrinhos, conhecemos também, nem que de nome, Robin, Coringa, Batgirl, Alfred, Mulher gato, Jim Gordon, e até mesmo a famosa cidade do Cavalheiro das Trevas, Gotham. Mas será que conhecemos a origem de tudo isso? Conhecemos o passado dos personagens e sua trajetória até se tornarem figuras tão importantes? Como uma cidade veio a precisar de um vigilante sombrio rondando as noites e garantindo justiça? É justamente esse cenário obscuro até para os grandes fãs dos quadrinhos que a série propõe explorar: como era Gotham antes do Batman e porque ele se fez tão necessário.

A trama principal gira em torno de um jovem detetive, James Gordon (Ben Mckenzie) que aceita trabalhar no GCPD (Departamento de Polícia da cidade de Gotham) esperando poder assegurar justiça e ordem. Mas logo que assume o cargo percebe que as coisas talvez não sejam tão românticas, a cidade inteira é governada por interesses e os poderosos são os grandes criminosos. Tudo piora ainda mais quando ele descobre que a própria polícia é vendida e está nas mãos de corruptos que não hesitam em usar dos meios mais sórdidos para se preservar no poder. Movido por suas fortes convicções idealistas Jim resolve, mesmo contra toda as chances, fazer o que é designado, garantir a lei.

Ao lado de seu parceiro Harvey Bullock (Donal Logue), um detetive politicamente incorreto (e hilário) que já conhece muito bem a realidade da cidade, Gordon investiga e mergulha cada vez mais fundo no lado obscuro do crime de Gotham e começa a conquistar fama de um homem honesto e incorruptível disposto a tudo para reformar a policia e a cidade. Com conquistas e perdas a cada episodio ele vai derrubando um por um dos peixes grandes .

A série também conta com diversos outros núcleos tão bons quando o principal, entre eles um dos mais importantes até agora é o de Oswald Cobblepot (o futuro Pinguim, interpretado magnificamente por Robin Lor Taylor) que apesar de ser um personagem por vezes menosprezado pelo senso comum se prova um belo vilão e vai ao longo da serie crescendo dentre os criminosos e construindo um império. Outro núcleo importantíssimo é o de Bruce Wayne (sim, o futuro Batman, também muito bem interpretado por David Mazouz) que no tempo espaço da série possuí apenas 12 anos e perde os pais logo no primeiro episodio (Thomas e Martha Wayne na competição com Tio Ben e Sean Bean para ver quem mais morre nas telas) e embora ele ainda seja uma criança triste e confusa que perdeu a família vai também evoluindo e apresentando cada vez mais características do Homem-Morcego que conhecemos, chegando a investigar a morte dos próprios pais. As interações dele com Alfred (Sean Perwee) e os segredos que descobre ao longo da série são imperdíveis. Outros núcleos também conquistam cada vez mais espaço e público como os de Edward Nygma ou Charada (uma atuação impecável de Cory Michael Smith), Selina Kyle ou futura Mulher Gato (ainda criança e sobrevivente órfã nas ruas de Gotham, uma personagem também incrível nas mãos da atriz Camren Bicondova), Fish Mooney (Jada Pinkett Smith), Carmine Falcone (John Doman), além de toda semana os núcleos trazerem mais vilões da mitologia do Cavalheiro das Trevas.

Com cenas de ação excelentes, uma trama inteligente e bem desenvolvida, muito mistério e suspense, humor na dose certa e atores impressionantes a série vem cativando publico e cada episódio, principalmente da segunda temporada (que ainda esta em andamento e vem sendo executada sem quase nenhum defeito de acordo com parte esmagadora da crítica), prende sua atenção e respiração, te deixando faminto pelo próximo episódio. A série hoje concorre ao ASC Awards com nada menos, nada mais que Game of Thrones e a tendência é só crescer. Recomendo-a, portanto, a todos os jovens e adultos (a série é tem cenas fortes para crianças) conhecedores ou não do universos dos quadrinhos (sinceramente não é preciso conhecer as HQs para apreciar a série) amantes de aventura e mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário