6 de fev. de 2016

Steven Universe (Desenho)

Carnaval chegou, tá na hora de escrever uma resenha :p

Aviso: Antes de começar a ler essa resenha espero que deixe todas as suas preconcepções a respeito do desenho de lado.

Amado por muitos e rejeitado por outros, a série animada Steven Universe chegou timidamente ao Cartoon Network em 2013 e logo se tornou um gigante. Sensível, delicado e ao mesmo tempo frenético e impulsivo o desenho conquistou uma legião de fãs (inclusive a que vos fala).

Sinopse: (Sem Spoilers)

Steven Universe é uma animação criada por Rebecca Sugar, que apresenta as Cristal Gems, um grupo de guardiãs de outro planeta que protegem a Terra de ameaças alienígenas. Elas são Peróla (Pearl), Garnet, Ametista (Amethyst) e Steven (o membro mais jovem).



Steven, que dá nome ao desenho, é um garoto meio humano meio Gem (nome da “espécie” das guardiãs) fruto do amor de sua mãe, que foi uma grande guerreira e líder de seu planeta, por um humano. E ao mesmo tempo em que Steven tem que lidar com o legado de sua mãe e aprender a controlar seus poderes descobre o mundo cheio de guerras, preconceito e interesses do qual se origina, tendo ainda que lutar para descobrir a qual lugar pertence.

Minha opinião:

O que mais me encantou nessa série é modo como ela tinha tudo para ser extremamente clichê, com personagens previsíveis e o herói escoteiro clássico, e acabou se provando justamente o oposto: desconstruindo estereótipos e preconceitos. O roteiro é extremamente sensível e delicado, as personagens são profundas e cheias de falhas, inseguranças, e cicatrizes do passado e os episódios trazem lições muito bonitas.

Cheio de vida, o desenho carrega uma noção de humanidade e amor que é incrível e nos envolve com o carinho, solidariedade e força que as personagens demonstram mesmo em situações extremas, e até os episódios mais bobos são importantes para o construção da história e das Gems.

Outro mérito da animação é questionar nossos preconceitos, constantemente investindo em ideias que a sociedade até hoje não aceita muito bem (infelizmente) e sempre chegando a conclusão que o amor vence tudo. Esse é para mim o motivo mais claro da falta de receptividade que algumas pessoas têm com a série, ela trata com naturalidade assuntos que as pessoas, em pleno século 21, tem dificuldade em aceitar (em bom português, ela toca na ferida de muitos preconceituosos por aí).


Com uma trilha sonora tocante e uma palheta de cores de tirar o folego, o desenho é esteticamente muito bonito e envolvente e sempre me arranca boas risadas e lágrimas, é impossível não amar as personagens e não se identificar com elas, além da pegada de anime sempre trazer excelentes cenas de ação.

Steven Universe com certeza merece uma chance de ser assistido, independentemente da sua idade ou gênero tenho certeza que não vai se arrepender. 




Mas é como eu disse logo no começo, se tiver interesse de acompanhar a animação dispa-se de todas as suas preconcepções e se deixe surpreender.





Agora, como eu amo imagens (o que todo mundo já deve ter percebido) vou deixar alguns dos cenários dos desenho só para vocês terem um gostinho do design que conquistou meu coração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário