27 de abr. de 2016

Inquebrável (livro)

Eu disse que ia fazer essa resenha no post do Saldo da Bienal. Antes tarde do que nunca. (Na verdade fiz até mais cedo que esperado).


"Inquebrável" de Kami Garcia me chamou muita atenção pela capa. Eu olhei para aquele livro, o livro olhou para mim e eu pensei: é... paranormal... melhor passar longe. Mas minhas mãos obedeceram outro instinto, e logo estava lendo a contracapa, e logo o dinheiro já estava no caixa, e logo minha cabeça já estava na história.

Eu não sabia o que esperar da história. Eu nunca li nada sobre fantasmas e espíritos vingativos, porque eu sou sim muito medrosa para essas coisas, e devo admitir que esse livro me surpreendeu.

Ele é sobre uma garota, Kennedy, que logo no início do livro vai procurar seu gato que fugiu, e o encontra em um lugar nenhum pouco assombroso: o cemitério. Mas é claro que estava no meio da noite, e é claro que algo ia acontecer. No cemitério ela encontra uma estranha aparição, mas pensa que é só coisa da cabeça dela, e volta correndo para casa. Então o início da história vai rolando e em determinado momento - - a mãe dela morre. (isso não é um spoiler). E quando a mãe dela morre, o mundo dela vir ao avesso.

Todos atribuíram a morte da Mãe de Kennedy a causas naturais, mas Kennedy desconfiava que isso não era a verdade. Até que surge na vida dela os irmãos Lockhart, que salvam sua vida quando a casa dela fica possuída por um espírito maligno e que explicam para ela que o mundo corria grande perigo.

Nisso, ela descobre que existe a Legião da Pomba Negra, uma organização bem antiga responsável por caçar fantasmas e demônios, e os irmãos Lockhart fazem parte dessa Legião, assim como outros dois personagens e supostamente Kennedy (um mistério a ser descoberto no final do livro). Os cinco ficam responsáveis por salvar o mundo de um demônio super do mal que me deu muito medo.

O que me deixou mais intrigada na história, no entanto, foi o fato de Kennedy não saber quem é seu pai e não saber onde ele está. Ela menciona ele algumas vezes na história e isso já me fez pensar em diversas possibilidades. Quero muito entender todos esses segredos do pai dela e também da mãe, já que nenhum dos dois nunca contaram nada para ela sobre a existência de mortos no mundo dos vivos muito menos da Legião da Pomba Negra.

Não posso contar mais da história, se não perde a graça para vocês, mas outros aspectos do livro me chamaram atenção. A escrita é muito fluida e gostosa de ler, e expõe todos detalhes importantes na história, sem enrolar demais, mas também sem atropelar os acontecimentos. Os personagens também são bem originais. Cada um tem um talento diferente, seja na construção de armas, seja desenhando. No entanto, eu achei a construção deles meio fraca. Eu adorei todos, de verdade, mas Kennedy, por exemplo, é dramática e infantil demais as vezes, chega a ser exagerado em algumas horas, e para mim faltou explicações para esses dramas dela. Outro personagem que podia ter sido trabalhado melhor é um dos irmãos Lockhart (o que eu mais gosto, por sinal) que é um cara fechado, por que ele se culpa pela morte dos pais, mas eu achei meio nada a ver ele ter tanto rancor por algo que ele não tem nenhum pouco de culpa; não consegui entender e me empatizar com esse sentimento dele e também faltou mais explicações. Ainda bem que sempre tem o segundo livro para poder responder às nossas perguntas, então em momento algum esses detalhes que faltavam me impediu de gostar da história.

Espero terminar o segundo logo. Aviso que provavelmente não farei resenha dele, ou se eu fizer, vou juntar com essa resenha aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário