1 de abr. de 2016

O Menino e o Mundo (filme)


O Menino e o Mundo, de Alê Abreu ("Garoto Cósmico"), é uma animação brasileira que surpreende pela simplicidade. Feita de forma quase artesanal, com técnicas diversas como a colagem e a pintura com giz de cera, a produção já ganhou mais de 42 prêmios internacionais e chama atenção na aparência daquele mundo extremamente colorido e, à primeira vista, inocente. Porém, não se pode deixar enganar, pois o filme está longe de ser voltado somente para o público infantil.
Com raríssimos diálogos (os poucos que existem são impossíveis de serem compreendidos) e uma trilha sonora admirável, O Menino e o Mundo é a história de um garoto que, desesperado, deixa para trás a simplicidade e a paz de seu lar no interior para procurar o pai, que partiu em busca de trabalho na cidade grande. Através do mundo visto pelos olhos da criança, é possível notar a alegria presente no cenário rural da casa do menino, evidente nas cores e na melodia singela. É possível ver também a brutalidade que há no meio urbano, explicitado pelos tons escuros e pela cacofonia.
A trilha sonora é igualmente singular. Há momentos que são capazes de arrancar arrepios com apenas 5 notas musicais saídas de uma flauta doce. As letras são impossíveis de entender, assim como os diálogos, mas isso não é um problema. Tanto a música como o visual foram feitos para serem degustados e sentidos, o significado da mensagem deve se formar a partir do entendimento individual do espectador para que assim a história possa tocar no mais íntimo das crianças e dos adultos.
Talvez mais nos adultos que nas crianças, no entanto. A crítica do filme só se torna clara caso o espectador tenha algum entendimento prévio do mundo e uma capacidade de interpretação mais desenvolvida. Por meio de metáforas poderosas, O Menino e o Mundo claramente critica o capitalismo e a degradação do meio ambiente, causando uma reflexão profunda... para os que compreendem. Por isso, o filme, apesar da inocência aparente, está longe de ser puramente infantil.
Alguns inclusive consideraram a mensagem clichê. Afinal, quantas vezes no cotidiano pode ela ser vista? Porém, o diferencial do filme é a maneira como é contada, como, mesmo com todo aquele clima aparentemente voltado para crianças, ainda é capaz de chocar jovens e adultos. 
O Menino e o Mundo sem dúvida é uma das melhores animações brasileiras já produzidas. Abreu conseguiu com perfeição, através do desafio de produzir um filme com baixa verba, puramente sensitivo e sem roteiro, transmitir tudo o que queria e ainda tocar na criança ainda presente nos espectadores mais velhos. Em resumo, conseguiu realizar um milagre, um feito que deve ser visto e revisto por pessoas de todas as faixas etárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário