23 de abr. de 2016

Saldo da Bienal


Vou aproveitar minhas aquisições na Bienal do Livro de Minas para fazer um post de recomendação de livros. Observação importante: eu ainda não li os livros, então basicamente estou recomendando livros pra vocês que eu não tenho conhecimento suficiente da história para saber se realmente é bom ou não (mas eu espero que seja, né?).
Lá vai:

Maioria dos livros que comprei são de autores nacionais. "Mas a literatura nacional é tão podre, abstrata, século 19, linguagem complicada, difícil entender, ideias ruins, autores velhos, romance mimimi, clichê dos clichês". Nem vem com essa. 
Se você é um ser humano que pensa assim, por favor reveja seus conceitos. Brasileiro tem mania de desprezar o que é feito no Brasil só porque foi feito no Brasil, e isso não tem lógica nenhuma. Nós temos muitos, muitos, MUITOS autores top de linha, que escrevem livros MARAVILHOSOS com ideias super hiper mega originais que merecem ser lidos, mas que infelizmente são pouco conhecidos e difundidos justamente por causa dessa desvalorização que acontece. Claro, temos aqueles autores mais conhecidos, tipo Paula Pimenta, Bruna Vieira, Carolina Munhóz, Raphael Draccon, Carina Rissi, Paulo Coelho, Maurício de Souza, Chico Buarque, Jorge Amado, Machado de Assis (apelando para as histórias beeem mais velhas e clássicas aqui), José de Alencar, e não vou ficar citando todos. 
Sobre os primeiros autores citados, eles tem um público bem mais teen, algumas com foco no romance, outros com foco na fantasia, mas sendo sincera aqui, esses autores só estão no mercado pela fama, e pela quantidade que vendem, e não mais pela qualidade em si. Não digo que a história e a escrita deles sejam ruins, porque eu mesma já li muito Raphael Draccon e sei que ele tem ideias boas e escreve bem, apesar de eu ficar muito irritada as vezes com o jeito dele narrar (vide resenha de Cemitério de Dragões). E eu também nunca li nada da Paula Pimenta ou da Bruna Vieira para saber como é a escrita delas (nunca me interessei pelo tipo de romance que escrevem nem pela enredo dos seus livros). A questão é que eles não são o que tem de melhor na literatura brasileira. 
Que fique claro outra coisa: não estou afirmando que não gosto deles, nem da escrita deles, nem do livro deles, muito menos que eu sei o que é literatura brasileira boa (quem dera saber isso). Gosto é gosto, e para mim, tem muita coisa melhor por aí a ser descoberto.

Voltando para a Bienal - rsrsrs. Decidi comprar mais livros nacionais.

De baixo para cima da minha pilha:

Cisne é o primeiro livro de uma coleção da Eleonor Hertzog (uma mulher muito simpática, que autografou meu exemplar e me encheu de botons, mas há controversas... já percebi que nunca se sabe o que pode acontecer nesse livro). O livro é sobre uma guerra entre a Terra e Tarilian, um planeta que aparentemente foi descoberta por nós terráqueos em uma era de paz. Tem uma nave espacial que se chama, bem, Cisne. É uma nave bem cabulosa e até mesmo o formato dela foi pensado pela autora de maneira que ela seja mais aerodinâmica.  Já percebi que ela é detalhista...


NÃO PARE é da FML Pepper, que apesar de ter um nome em inglês, é brasileira. Eu a conhecí e ela é maravilhosa. Os livros dela já ganharam diversos prêmios e ela está viajando pelo Brasil para divulgar suas obras. Ela foi super fofa e animada, entusiasmada e eu fiquei com vontade de ser uma grande amiga dela (mas duvido que seja algo possível). Sobre o livro dela, é na linha de Divergente (fiquei receosa quando ela disse isso, porque quem já leu minha resenha de Divergente sabe a decepção que sofri com o andamento da história a partir do segundo livro), mas também de Jogos Vorazes (aí sim empolguei, porque eu AMO DE PAIXÃO JV... A.M.O). O livro dela é sobre uma menina que tem olhos diferentes, tentando ter uma vida normal, mas que muda toda hora de cidade por causa da mãe. No entanto, mortes misteriosas começam a acontecer com pessoas ao seu redor, e ela sempre sentia perda de memórias, cegueiras, etc. quando uma morte acontecia. Aí a história acontece e eu não sei o que é, então farei uma resenha dela depois (não espere que ela sairá tão cedo... a lista de livros está grande demais). Sei que o que me chamou mais atenção mesmo para o livro foi o que ela disse sobre o segundo, algo sobre a menina ir para o mundo dos mortos e algo bem reviravolta acontecer (estou apelando para minha memória aqui, viu, tenha consideração se eu não estiver certa).


Magia é o primeiro livro de uma trilogia, acho, da Jéssica Macedo. Autora super simpática também, e bem jovem. Me recomendaram o livro dela, por isso fui atrás dele. Também sobre uma menina com olhos diferentes (lilases) que é bruxa mas que quer viver uma vida normal. Achei bem legal o fato de  parecer que a autora vai conciliar fantasia com romance. Não sei exatamente o que esperar dessa história, mas acho que vou gostar!

Trono de Vidro - Rainha das Sombras de Sarah J. Maas. Espere. Um. Momento. Estou. Sem. Ar.... Esse. Livro! Eu não sei explicar. Sério. Não sei. Explicar. Já li o primeiro. Já li o segundo. Já li o terceiro. Já li o livro extra (Lâminas da Assassina). Já li até mesmo esse aí (só que em inglês hehehe). Li tem um bom tempo já, e estou esperando o quarto sair fisicamente para eu poder reler. Mas eu não tenho coragem de resenhar isso aí. É simplesmente irresenhável. Não sei explicar. Fico sem palavras toda vez que me perguntam desse livro. Sério. É um dos melhores que já li. E livros bons assim eu não tenho coragem de falar nada sobre ele, porque eu não sei nem como falar. A história é perfeita demais. A personagem principal (Celaena <3 - que também não é Celaena) é de uma profundidade, que eu não sei nem explicar. Tudo é muito bem ligado e construido, e não tenho coragem nem mesmo de procurar os defeitos. Não quero me decepcionar com essa coleção. Enrolei e enrolei e nem contei do que é sobre. Mas é que eu não consigo. Você vai ter que ler pra descobrir. Se eu falar, vai estragar a história. Mas simplificando pra você pelo menos ver se interessa: uma garota fodástica, treinada pra ser a maior assassina do mundo (desculpe-me assassinos e outros que seguem a mesma linha de profissão, mas ela realmente é a melhor *estala os dedos*) que esconde muito, muitos, muuuuuiiitooos segredos e cada coisa que você descobre sobre ela você fica sem ar (eu precisava fechar o livro e reler algumas partes várias vezes pra ficha cair). No primeiro livro ela vai enfrentar um bando de assassinos aí para ter o título de assassina do rei. Isso porque é o única jeito dela sair da prisão. Mas ela odeia o rei. E eu odeio o rei também. E todo mundo odeia aquela porcaria de rei que mexe com demônios (literalmente). Não sei dizer mais nada. SÓ LEIA LOGO!!!!


O Mistério da Mata Alpinéia é um livro do Ariálisson de Freitas, uma pessoa super gente boa que também autografou meu livro :) . Achei bem interessante o fato de ter folclore brasileiro na história (falando nisso, valorizem nosso folclore, sério, são poucos países que tem essas histórias maravilhosas para contar). É sobre um menino que não possui uma das pernas, e que não tem medo da Mata Alpinéia, uma mata que é bem assustadora. O menino ia começar as aulas, e ele estava com medo do que a galera ia achar dele, sem uma das pernas. O livro é bem pequeno, e o público dele é mais juvenil, mas acho que vou gostar.


Era uma Vez é o primeiro livro da autora Bibi Ribeiro, de 16 anos. Ela é uma fofa, e ainda não descobri se comprei o livro dela porque ela é uma fofa e iniciante ou porque eu me interessei. Talvez seja os dois, porque o livro dela é um dos primeiros romances do tipo que me chamaram atenção de verdade. É sobre princesas que estão perdidas por aí no mundo, distantes de seus contos de fadas porque cada uma está presa em um vício. Então uma menina Isabella, vira uma Procuradora de Princesas Perdidas (PPP para os íntimos - acabei de inventar), e junto com Lucas (já prevejo romance) vai tentar tirar essas princesas dos vícios modernos. Achei bem original a ideia e ao mesmo tempo é algo bem simples que chama atenção para várias questões sociais tipo dorgas, alcool, excesso de internet (acho que tenho um pouco desse último hehehe SOU UMA PRINCESA PERDIDA!!!).


Herança de Fogo da Thaís Lopes. não, pera... da THAÍS LOPES. Eu li o primeiro livro, do Ciclo (é uma coleção, trilogia, não sei exatamente) e eu achei super interessante, super original, super diferente e melhor que Draccon. Algumas partes achei que foram pouco detalhadas, ou então aconteceram rápidas demais, mas deixo isso pra resenha. O que importa aqui neste momento é o quanto estou empolgada para ler a continuação. Sim, eu ganhei autógrafo dela e sim, eu tenho contato dela e mando meus surtos literários para ela, e sim, ela tira print deles. O Ciclo envolve seres do Outro Mundo, basicamente bruxos, vampiros, fadas, etc. tentando derrotar o Inominável. E o super legal e original dessa história é que a personagem principal trabalha para a Morte (espero que isso não seja um spoiler). É muito louco as coisas que ela faz e descobre, e é muito louco o modo como ela manipula a chefe dela (alguém manipulando a morte, esse alguém tem que ser fodástico).

 
 Imaculada de Kami Garcia é outra continuação que estou louca pra ler. Como nós, desse blog, somos péssimas blogueiras, não fiz a resenha dele, e eu já li tem uns bons seis meses (ou mais?). Foi o primeiro livro paranormal que li. Tem espíritos vingativos, fantasmas, espíritos presos, demônios, etc. Eu não gosto de livros que envolvem fantasmas e coisas possuídas porque sou medrosa para esse tipo de coisa. Mas eu li o da Kami Garcia porque estava na sessão juvenil, e, com isso, é de se esperar que ela não vai matar do coração o leitor que já é mais crescidinho (vulgo eu). Foi errado pensar assim, porque quando eu lia esse livro a noite, eu ia dormir pensando que minhas coisas podiam estar possuídas, mas mesmo assim, não deixei de ler. Eu gostei muito mesmo da história. Bem original. Cinco adolescentes, descendentes de cinco pessoas aí que fazem parte de uma ordem aí que caça fantasmas, ficam encarregados de salvar o mundo de um demônio depois que os pais deles morrem misteriosamente. Acontece que só existem cinco caçadores de fantasmas no mundo, e cada um tem um talento, e é preciso ter os cinco para destruir o demônio. Então ninguém pode morrer, se não da bug e o demônio vai dominar o mundo (é assim que eu penso toda vez que um personagem está em risco... a autora não quer que o demônio domine o mundo, então ninguém vai morrer). É uma história que vale a pena ler, mesmo se você é medroso como eu. Temos que superar nossos medos, não é mesmo?! (OBS: não superei).

 
Pronto! Post ficou meio grande, mas acho que isso me deixa salva de fazer resenhas por alguns dias. Espero que gostem das indicações. Se não gostarem, espero que me indiquem outros (eu gosto de aumentar minha lista de leituras, sempre é bom ter mais livro que você consegue ler). Se tiverem sugestões de livros a serem resenhados, também podem fazer (só não prometo que vai sair, porque as coisas aqui estão enroladas). E é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário