6 de dez. de 2015

As Chaves do Reino (Livro)




Encontrei o livro As Chaves do Reino, de Garth Nix, meio por acaso. O que mais me atraiu de cara naquela obra de cento e poucas páginas foi o nome. Sr. Segunda Feira. Quem diabos chamaria um livro de Sr. Segunda feira? Movida por essa pergunta, fui atrás para descobrir.

O livro conta a história de Artur, um garoto normal que mora com os pais e os 6 irmãos. Mudou-se de cidade e de escola, tenta levar a nova vida da melhor maneira possível, apesar de ter que lidar com a nova realidade e com a asma. A doença já não ajuda com a sua imagem logo no primeiro dia de aula, quando é obrigado a fazer educação física, mesmo alertando o professor do problema (que tipo de ser humano coloca um asmático para correr assim?). O resultado é mais que óbvio: ele tem um ataque. E no meio da crise, quando achou que ia partir dessa para melhor, dois homens simplesmente... brotam do nada, numa... er... banheira. Dois homens muito, muito estranhos vestidos de maneiras peculiares. Depois de uma conversa estranha e sem sentido, ainda mais para um garoto que tá morrendo sufocado no chão, o mais alto dos dois coloca uma espécie de ponteiro de relógio em sua mão, chamando aquela coisinha de chave. Feito isso, puf. Eles somem de novo. Os estranhos e a crise de asma, que magicamente acaba.

Esse pequeno evento desencadeia uma série de reviravoltas inimagináveis. Artur acaba parando em um outra realidade e descobre que por acaso (literalmente por acaso) era o escolhido para salvar a Casa (sim, com C maiúsculo) e o Universo.

A maneira como Garth Nix escreve é simples e fluente, fazendo da leitura bem rápida, mas não se deixe enganar por essa escrita sem floreios. Confesso que a história do primeiro livro foi muito, muito confusa para mim, tive que reler várias partes para entender as coisas de forma aceitável.

Mesmo assim, decidi manter a história. Li de início ao fim os sete livros nomeados com os dias da semana e cada vez mais a trama me prendia mais forte. Chegou ao ponto de, quando finalizada a leitura, parei por alguns segundos encarando o vazio e me perguntando como algum ser normal conseguiria escrever algo tão... tão... maravilhosamente insano. 

Então, se procura um enredo cheio de coisas malucas e um ritmo acelerado dos acontecimentos, essa coleção é perfeita para você. Não se deixe enganar pelo nível do primeiro livro, a coisa boa mesmo está mais para frente, vale, e muito, a pena conferir.

E fique atento aos detalhes. Eles são importantes (depois não me culpem pelo plot twist que Lorde Domingo trás).

Dito isso, boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário