22 de dez. de 2015

Hyouka (Anime)





Minhas aventuras no mundo dos animes começaram há pouco tempo. Então eu sinto em dizer que ainda não domino todas as nomenclaturas e classificações. Enfim.

Eu achei Hyouka por causa de uma fanart. Os dois personagens principais me lembravam muito dois amigos e eu tive pequenos ataques quando descobri que a fanart em questão era de algo concreto, um anime. Um anime que tinha cara de ser muito muito bom e que eu quase me matei pra achar o nome. 

Hyouka não é o anime mais famoso. Acho que nem deve ter fandom, mas mesmo assim é uma graça. É aquele tipo de história que você acha que é bobinha, água com açúcar, mas te pega de jeito em certo momento e te faz pensar “como eu não achei isso antes?”. Ele está classificado como Shoujo (por um site ai, que eu não posso jurar que não é a Wikipédia), tem um romancesinho básico, mas não é nada meloso, é bem leve e dá uma temperadinha na história.

Mas vamos ao enredo!

A história começa com nosso querido e entediado Houtarou Oreki, um estudante normal com uma vida normal e blábláblá. Ele tá começando na escola nova e, a pedido da irmã mais velha, entra no Clube de Literatura Clássica, porque, aparentemente, ninguém frequentava o clube e tinha o risco dele ser fechado. Só que, adivinhem?, já tinha gente frequentando o clube! Eis que entra Eru Chitanda (ou Chi-chan, pros íntimos), uma menina meio maluca que vive tentando resolver casos de mistério à la Agatha Cristhie e Sherlock Holmes.     

Houtarou é adepto da política de “preservação de energia”: quanto menos esforço físico você fizer, mais energia vai ter depois para fazer nada (eu super me identifiquei). Mesmo assim, ele é coagido pelo espírito energético da Chitanda e acaba descobrindo que tem um raciocínio lógico muito bom e é muito foda nesse lance de detetive. 

Bem, além desses dois fofuchos, temos Satoshi Fukube e Mayaka Ibara, que não são meros personagens secundários. Na verdade, se não fosse por eles, Oreki talvez nem levantasse da cadeira para seguir as ideias de Chitanda. Talvez nem tivesse um Clube de Literatura Clássica propriamente dito.

De resumo é isso. O anime foi dividido em 22 episódios de cerca de 20 minutos e uma OVA. Apesar de parecer grande (mas não tão grande quando a história sem fim de Bleach), os capítulos se agrupam em quatro grandes mistérios, o que torna a coisa bem dinâmica e menos maçante. Além disso, tem o mangá (de 2012, o mesmo ano em que saiu o anime) e a light novel (de 2001), pra quem quiser saber.

E pra quem se pergunta: Por que o título “Hyouka”

A resposta é fácil: Veja o anime. A resposta está no primeiro mistério a ser resolvido. 





~Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário